Kizomba e a sua Origem

junho 30, 2023 - 15:03
 0  123
Kizomba e a sua Origem
kIZOMBA

Kizomba é uma expressão de origem angolana falada no dialecto Kimbumdo um dos 18 dialectos falados em Angola, que significa alegria do povo (festa). É um género de música e de dança com origem em Angola.

É um estilo musical e de dança, que os nossos antepassados usavam para se exprimir exaltando a sua felicidade nos dias mais alegres. Começou a ser infundida na sociedade angolana em meados dos anos 80, teve a sua origem no semba, zouk e danças musicais de baladas como o merengue, kilapanda e outros estilos levados de Africa pelos africanos no resto do mundo.

Extrutura musical

Em relação à estrutura musical a kizomba é marcada maioritariamente por uma batida forte em ritmo 4/4 dada por também grave como o sordo (também) acompanhada por uma melodia dada no chimbel (prato de Choque). Na introdução e durante as pontes, a batida forte é muitas vezes omitida, ficando apenas a melodia dada pelo chimbel e a bateria.

Popularidade

Quando surgiu a kizomba a sua repercursão foi especialmente nos paises lusófonos e comunidades lusofónas espalhadas pelo mundo, Actualmente a kizomba tem tido uma expansão a nivel mundial e esta a ser muito bem recebida.

Subgéneros

A evoluçao da kizomba tem-se sentido até os dias de hoje com diferentes subgéneros que são:

Passada

Quadradinha

Ventoínha

Tarraxinha

Urban kiz

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow