O empresário MI Agbaga descobriu Wizkid e queria contratá-lo, mas ele precisava de um rapper. Enquanto isso, Banky W estava procurando por um bom cantor, então MI entregou Wizkid para Banky W, que o contratou com sua gravadora, Empire State Entertainment (EME). E isso foi o começo.
Wizkid começou a cantar às 11. Foi difícil porque os pais dele não queriam que ele seguisse música, sabendo que não havia artistas afrobeats que se tornaram bem sucedidos em uma idade muito jovem. Eles queriam
que ele se concentrasse na escola. Para fazer seus pais felizes, Wizkid teve que manter boas notas na escola enquanto também passava tempo no estúdio. No entanto, durante este período, ele não teve a oportunidade de gravar pois foi visto como um ajudante no estúdio. Isto motivou-o.
Quando Wizkid lançou seu single de estreia, "Hola at Your Boy", tornou-se um sucesso instantâneo, ganhando-lhe o Prêmio Headies Next Rated e provando aos seus pais que ele poderia se tornar um artista de sucesso. Após o sucesso de seu single de estreia, ele lançou seu primeiro álbum de estúdio, *Superstar,* com a EME em 2012, que foi nomeado para Álbum do Ano no Headies Awards. Os temas do álbum focaram em trabalhar duro e alcançar sonhos. Depois de lançar seu segundo álbum de estúdio, *AYO,* ele deixou a EME.
Em uma entrevista no Capital Xtra, Wizkid revelou que ele literalmente deixou a EME sem dinheiro - era apenas o Wizkid.
Dois anos mais tarde, Wizkid alcançou um grande reconhecimento internacional após sua colaboração com Drake em "One Dance", que alcançou o número 1 na Billboard Hot 100, quebrou vários recordes e ganhou ao Wizkid um recorde mundial do Guinness.
Em 2017, ele assinou um dos maiores negócios da história da música africana com a RCA Records e lançou seu terceiro álbum, *Sounds From the Other Side,* que contou com Drake em "Come Closer. "
Em 2020, ele lançou seu quarto álbum de estúdio, *Made in Lagos,* que alcançou o número 1 nas paradas de Álbum Digital Mundial e se tornou o álbum africano mais longo, passando mais de dois anos na parada. O álbum recebeu indicações na categoria de Melhor Álbum de Música Global, mas Wizkid perdeu o Prêmio.
Novos artistas como Omah Lay, Rema e Fireboy confessaram que Wizkid é a jovem estrela que os motivou e os fez acreditar que eles poderiam se tornar superestrelas independentemente da idade ou de onde vieram.